Trabalhos Publicados

O MNPEF tem como objetivo principal capacitar, em nível de mestrado, docentes da Educação Básica quanto ao domínio de Física e técnicas moderna de ensino para aplicação em sala de aula.

Dessa forma, não é esperado do mestrando a elaboração de artigos científicos para publicação em revistas especializadas.

Todavia, muitos dos produtos educacionais desenvolvidos durante o período de formação levaram à elaboração de painéis, resumos, artigos e apresentações em eventos científicos.

Segue abaixo a lista dos trabalhos publicados nos últimos 10 anos de existência do MNPEF em Araranguá.

 

Matos, Maicon Teixeira and Zannin, Marcelo. “Educational Robotics: Building and Applying an App-controlled Car to Study Newton’s Laws” Open Education Studies, vol. 3, no. 1, 2021, pp. 49-55. Link
Cardoso, João Michels; Zannin, Marcelo. “Proposta experimental para análise das variáveis de estado dos gases com Arduino”. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 41, n. 4, e20190028, 2019. Link
GIRARDI, M.; ILIBIO, M. B. . Um Experimento de Baixo Custo com Arduino para o Estudo de Ondas Sonoras. A Física na Escola (Online), v. 18, p. 49, 2020. Link
SILVEIRA, S. ; M. Girardi . Desenvolvimento de um kit experimental com Arduino para o ensino de Física Moderna no Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física (São Paulo), v. 39, p. e4502, 201 Link
Girardi, Mauricio; SCUSSEL, M. S. A. S. . Sistemas Granulares no Ensino de Mecânica e Hidrostática no Ensino Médio. In: 10o Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul), 2021, Tubarão – SC. Anais do 10o Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul), 2021. Link
 SZORTYKA, M M; CANTO, C. M. . USO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE ACÚSTICA: UMA PROPOSTA DE UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA. In: 10° Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense, 2021. ANAIS DO 10o SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2021. Link
GONCALVES, C. N. ; JASINSKI, E. F. . JOGOS DE COMPETIÇÃO COMO CENÁRIO DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA. In: 8º SICT-SUL, 2019, Santa Rosa. ANAIS DO 8º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2019. v. 1. p. 235-242.  Link
 JASINSKI, E. F.; DOMINGUINI, F. . EXPERIMENTO DA BALANÇA DE MOLA EM SALA DE AULA COM O ENFOQUE NA CONSTRUÇÃO E EXECUÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS. In: 7º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2018, Araranguá. ANAIS DO 7º SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2018. v. 1. p. 208-214. Link
 Rippel, C. B. ; KROTT, L. B. . Óptica geométrica: experimentos de baixo custo para o ensino médio. In: 11º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul), 2022, Sombrio. ANAIS DO 11o SIMPÓSIO DE INTEGRAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DO SUL CATARINENSE, 2022.  Link
SCHEREIBER, D. E. ; POFFO, C.M. . Explorando o Ensino de Física dentro de aulas de robótica.. In: I Escola Internacional Em Ensino de Física, 2017, Brasília. I Escola Internacional Em Ensino de Física, 2017.
POFFO, CLAUDIO MICHEL; SCHEREIBER, D. E. . Construção de um gerador de ondas estacionárias para realização de atividades de experimentação remota no ensino de Física.. In: 6º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense (SICT-Sul), 2017 Link